Crítica de Santos Narciso, jornalista açoriano, ao novo romance Sem Fim à Vista


Sobre Sem Fim à Vista

Sem Fim à Vista é um dos mais belos romances de viagem que já li na minha vida. Raquel Ochoa deslumbra pelos conhecimentos, cativa pela humanidade e sugestiona pelo suspense. A paisagem corre-nos na leitura como que pelo vidro do combóio, o ar dos mais recônditos lugares perpassa no olhar para fora, no infinito que abarcamos da janela do avião, e a sensação de onda ressalta, como se num grande cruzeiro singrássemos mares desconhecidos.
Mas, acima de tudo, Sem Fim à Vista é um romance que internacionaliza os Açores, levando-nos ao mais recôndito das ilhas, nas festas e nas romarias, no calvário das deslocações a Lisboa, para tratamentos, curas e transplantes, nas sagas dos aeroportos e das viagens, dos atendimentos e desatendimentos.
Raquel Ochoa, neste romance, nunca lhe tinha lido outro, apesar de saber que em 2009 ganhou o prémio Revelação Augustina Bessa Luís, é a prova escrita de que há uma juventude madura que muito tem para dar às letras açorianas e deste país, na fluência que eu diria polícroma da narração – como o percebeu Urbano para tão belas ilustrações – que encadeia cenários, mistura mundos, ocidentaliza orientes e universaliza ilhas, na cadência cativante dos diálogos, curtos, claros, humanos e sugestivos, e na sempre misteriosa espera de algo de novo que se desprende do livro, até ao fim das suas mais de trezentas páginas.
É mesmo Sem Fim à Vista a sensação que me fica depois de ler este romance que deve ser um orgulho editorial para Letras Lavadas e para a literatura açoriana, se admitirmos que há uma literatura açórica que eu aceito tão mais regional quanto universal e inserida nas correntes do mundo.
Não sou ninguém para me atrever a apreciar o livro de Raquel Ochoa que se vem impondo nas Letras e no Pensamento. Aqui deixo apenas o meu testemunho e acima de tudo a minha alegria por ter lido este Sem Fim à Vista que me marcou como prova real de que a literatura de viagem pode ser tão cativante como a tornou o saber, a imaginação e a maturidade jovem de Raquel Ochoa.

Santos Narciso

Mensagens populares